O concreto usinado processado e distribuído pela Tatuí Mix é aplicado através de caminhões equipados com potentes bombas que projetam o concreto por meio de tubulações especiais. Durante esse processo, o concreto usinado é levado a lugares altos ou distantes onde normalmente é de difícil acesso.
O bombeamento de concreto pode ser feito independentemente do tamanho de sua obra, o que torna a aplicação fácil e acessível, atendendo a obras de pequeno, médio e grande porte, garantindo a boa mistura dos agregados que integram o concreto de maneira rápida e eficiente.
Aplicações | Vantagens | |
ALTO DESEMPENHO Elaborado com adições minerais tipo sílica ativa e aditivos e super-plastificantes. Possuem excelentes propriedades com elevada resistência (mecânica, física e química). |
– Obras civis especiais.– Obras de recuperação.– Obras hidráulicas.– Pré-fabricados.
– Peças protendidas. |
– Maior durabilidade e vida útil das obras.– Redução dos custos da obra.– Melhor aproveitamento das áreas disponíveis para construção.– Melhora a aderência entre o concreto e o aço. |
AUTO-ADENSÁVEL É o concreto do futuro, de elevada plasticidade. Em alguns casos, pode ter a sua reologia controlada com a utilização de aditivos de última geração. |
– Fundações especiais tipo hélice contínua e paredes diafragma.– Peças delgadas.– Peças densamente armadas.– Paredes de concreto. | – Maior durabilidade.– Fácil aplicação, pois dispensa a utilização de vibradores.– Redução dos custos com mão de obra e energia.– Maior produtividade no lançamento. |
BOMBEÁVEL Utilizado na maioria das obras civis, sua dosagem é apropriada para utilização em bombas de concreto. A sua resistência varia de 10,0 até 80,0MPa. |
– Obras civis em geral.– Obras de difícil acesso.– Obras com necessidade de vencer alturas elevadas ou longas distâncias.– Peças pré-moldadas. | – Maior rapidez na concretagem.– Otimização da mão-de-obra e equipamentos, reduzindo os custos da obra.– Permite concretar grandes volumes em curto espaço de tempo. |
COLORIDO É o concreto adicionado de pigmentos especiais, os quais conferem ao concreto várias cores com diferentes tonalidades: amarela, azul, vermelha, verde, marrom e preta. |
– Estruturas de concreto aparente.– Fachadas.– Pisos (pátios, quadras, calçadas)– Monumentos.
– Defensas. – Guarda-corpo de pontes. |
– Marcador de áreas específicas.– Elimina gasto com revestimento.– Evita custo de manutenção com pinturas. |
COM FIBRAS Normalmente, elaborado com fibras de nylon, polipropileno ou aço. Inibe os efeitos da fissuração por retração. |
– Obras civis especiais.– Pisos industriais.– Pistas de aeroportos. | – Aumenta a durabilidade das obras quanto a abrasão e desgaste superficial.– Maior resistência à tração e ao impacto. |
CONVENCIONAL Utilizado na maioria das obras civis, seu lançamento é feito por meio de carrinhos de mão, gruas e etc. A sua resistência varia de 10,0 até 80,0MPa. |
– Obras em geral. | – Controle de qualidade.– Maior produtividade.– Menos custo. |
LEVE A massa específica deste concreto varia de 800 a 2000kg/m³. Os tipos mais comuns são o concreto celular, concreto com isopor e concreto com argila expandida. |
– Elementos de vedação (paredes, paineis, divisórias).– Enchimento e regularização de lajes e pisos.– Isolante termo-acústico. | – Redução do peso próprio.– Isolante termo-acústico. |
PAVIMENTOS O principal requisito exigido para esse concreto é a resistência à tração na flexão e ao desgaste superficial. Trata-se de um concreto de fácil lançamento e execução. |
– Pavimento rodoviários e urbanos.– Pisos industriais.– Pátio de estocagem. | – Maior durabilidade.– Menor custo de manutenção.– Maior luminosidade. |
PERMEÁVEL Elevada porosidade. A densidade varia de acordo com o agregado utilizado: brita, seixo ou argila expandida. |
– Drenagens.– Enchimentos. | – Baixa densidade. |
PESADO Sua massa específica (maior do que 2800 kg/m³) é obtida com a utilização de agregados especiais, normalmente, a hematita. |
– Como lastro– Contra-peso (ex: em gasodutos)– Barreira de radiação (câmeras de raio-X ou gama, paredes de reatores atômicos).– Lajes de subpressão. | – Redução do volume de peças utilizadas como lastro ou contra-peso.– Substituição de painéis de chumbo.– Isolante radioativo. |